quarta-feira, 4 de julho de 2012

Polinizadores e Pesticidas

Download do livro "Polinizadores e Pesticidas":
https://www.dropbox.com/sh/qlhnqdpy96vemd4/9ci7WN1hpP


"A questão da polinização agrícola tem sido ponto central em várias discussões mundo afora sobre a sustentabilidade dos ecossistemas e sistemas agrícolas e a produção de alimentos no mundo.

Neste contexto, os pesticidas tem se mostrado um sério problema e apesar de já haver uma quantidade razoável de informações a respeito da sua forma de ação sobe os polinizadores agrícolas (principalmente abelhas) e efeitos letais e sub-letais, essas informações geralmente se encontram espalhadas em vários artigos, comunicados técnicos de empresas produtoras de pesticidas, reguladoras do governo ou particulares, e, quase sempre em outras línguas.

Desta forma, visando compilar as informações disponíveis e torná-las acessíveis a pesquisadores, alunos, produtores agrícolas, apicultores e o público em geral, bem como orientar sobre o uso adequado dos pesticidas para os agroecossistemas brasileiros, eu e o José Nunes Pinheiro lançamos pelo Ministério do Meio Ambiente o livro "Polinizadores e Pesticidas: princípios de manejo para os agroecossistemas brasileiros. O livro em questão não é para venda e pode ser solicitado em sua versão impressa diretamente ao MMA (endereço no verso da capa do pdf acima)".


Dr. Breno M. Freitas
Universidade Federal do Ceará
Departamento de Zootecnia - CCA
C.P. 12168 Campus do Pici
60.021-970 Fortaleza - CE
Tel: (85) 3366.9697

Nenhum comentário: