domingo, 29 de junho de 2008

Acesso a Mercados e Agroecologia: experiências do Programa Meios de Vida Sustentáveis, da Oxfam

Prezadas\os amigas\os,


Como uma forma de sistematização das realizações do Programa Meios de Vida Sustentáveis, tenho o prazer de tornar público o estudo "Agroecologia e Acesso a Mercados: três experiências na Agricultura Familiar da Região Nordeste do Brasil", realizado por Didier Bloch, em consultoria para a Oxfam GB no Brasil.

chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://legacy.agroecologiaemrede.org.br/acervo/arquivos/P508_2008-09-27_085320_Agroeocologia_e_Acesso_a_Mercados.pdf

O estudo teve como objeto as experiências de três parceiros do PMVS:

* ASSEMA - Maranhão

* Esplar - Ceará

* Diaconia - Rio Grande do Norte

Agradecemos seus comentários, críticas, sugestões, que serão devidamente encaminhadas ao autor.

Agradecemos também que divulguem esse documento. O mesmo não será impresso em papel (mas você pode imprimí-lo em sua impressora) e sua divulgação pela Internet, a todos os interessados, é livre.

O documento é Copyleft e pode ser citado, desde que se indique a fonte do mesmo.

Segue abaixo o índice da publicação.


Abraços,


Omar
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Omar.Rocha@gmail.com
tel. (11) 91586-4811
www.omar-sustentabilidade.blogspot.com

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Índice
Resumo 5
Siglas 7
Introdução 9
• O mercado, nova fronteira das ONGs rurais 9
• Foco nos agricultores pobres, produzindo segundo o paradigma agroecológico 9
• Comercialização da agricultura familiar, discussão de três experiências 10
• Estrutura do texto 11
Primeira parte: produzir para comercializar 13
Contextualização 14
• O peso e a diversidade da agricultura familiar brasileira 14
• De que agricultores familiares estamos falando aqui? 16
• Alguns elementos da economia da agricultura familiar nordestina 19
• Políticas públicas para a agricultura familiar 20
• O contexto nacional e internacional: fatores favoráveis e desfavoráveis 23
• As polarizações brasileiras 25
Três projetos na Região Nordeste do Brasil: a produção agroecológica
gerando renda 27
• O Programa Meio de Vida Sustentáveis da Oxfam 27
• Avanços palpáveis: a produção agroecológica gerando renda 30
• Um rápido balanço das três experiências 42
Produzir na perspectiva agroecológica 44
• A produção agroecológica 44
• Um ambiente favorável para a produção agroecológica 48
• Avanços e dificuldades na produção agroecológica 51
• Lições para a sustentabilidade 56
Agregar valor à produção: desafios tecnológicos e organizacionais 57
• Beneficiamento e processamento da produção em unidades de médio porte 57
• Um duplo desafio: agregar valor a agregar gente 58
• Avanços e dificuldades na transformação da produção 60
Segunda parte: vender sem se vender 64
A procura de mercados diferenciados 65
• Lidar com o mercado para incrementar o fator “renda” na economia familiar 65
• Acessar, enfrentar e desenvolver mercados 67
• Evitar os mercados convencionais e os atravessadores 68
• Procurar mercados diferenciados 72
Foco em três mercados: Orgânico, Institucional e justo 76
• O mercado local das feiras orgânicas 76
• O mercado institucional 83
• O comércio justo do algodão 85
• Os vários mercados do babaçu 95
Como vender sem se vende? as lições da prática 100
• A dura realidade da economia de mercado 100
• Equilíbrio e tensão entre o político, o econômico, o social e o ambiental 113
• Desafios e nós organizacionais 126
Gênero e mercado 135
• O reconhecimento ainda limitado das mulheres na agricultura familiar nordestina 135
• Gênero na família, nos grupos produtivos e nas organizações de mulheres 136
• Maior força política, porém ganhos econômicos limitados para as mulheres 137
• O mercado emancipa as mulheres? sim! ... e não! 141
Terceira parte - Além do local 145
Ampliar o raio de ação entre a a família e a comunidade 146
• Que futuro para os jovens? 145
• Intensificação e expansão das iniciativas agroecológicas 148
• Conquistas políticas 152
Novas políticas públicas na confluência da agricultura familiar, da
agroecologia e da economia solidária 155
• Agroecologia e economia solidária: objetivos comuns e estratégias complementares 155
• SECAFES e SCJS: novas políticas públicas para a agricultura familiar e a
economia solidária 162
• Elementos adicionais de políticas de comercialização da agricultura familiar 166
Conclusão 172
Notas de fim 178
Referências bibliográficas 183
Anexo 189

Um comentário:

Unknown disse...

Caro Omar

O link de acesso ao livro não existe mais. Foi abusivamente denunciado por um engraçadinho por ter "conteúdo inapropriado" (imagine!). Felizmente, parece que o MDA ainda acha apropriado e o novo link é http://comunidades.mda.gov.br/o/901166 .

Abraço

Didier