domingo, 29 de junho de 2008

Celebração

C E L E B R A Ç Ã O ! ! !


Prezadas\os colegas, amigas e amigos,

O Programa Meios de Vida Sustentáveis, do qual fui coordenador na OXFAM GB em Recife, foi encerrado.

Quero, com vocês, celebrar esses  momentos de uma aventura que, iniciada em 1999, quando me mudei para Recife e assumi um posto na Oxfam GB, chega agora a bom fim.

Nessa jornada, conheci muita gente: colegas da Oxfam no Brasil, na região América do Sul, e de todo o mundo; companheiras e companheiros das organizações parceiras do Programa e de inúmeras outras organizações, movimentos sociais e redes que se relacionavam com o mesmo; agricultoras e agricultores de muitas e muitas comunidades que tive o privilégio de visitar, de casas que me convidaram a entrar; consultoras(es), especialistas, pesquisadoras(es), facilitadoras(as), sistematizadoras(es) que ajudaram a compor e realizar o Programa; amigas e amigos de coração; você – que lê essa mensagem agora.

Uma miríade de pessoas preciosas que, com generosidade e paciência, construíram comigo e coletivamente essa peça, essa proposta. A todas e a todos, meus reconhecimentos e minha gratidão.

Na avaliação final do Programa, constato que o mesmo não está simplesmente ‘terminando’, mas sim se transformando, renascendo num grande leque de propostas, de idéias, de novos projetos por parte das\os parceiras\os. Como se as plantas cultivadas estivessem dando novos frutos, e as sementes plantadas estivessem brotando com vitalidade, beleza e força. E as ferramentas abrindo novos sulcos. Não é isso a sustentabilidade?

Quero celebrar as aprendizagens que me foram propiciadas: aprendi a amar e a conhecer melhor essa vasta região do sertão brasileiro, esse magnífico semi-árido; aprendi a conhecer e admirar os ‘fortes sertanejos’ e as inabaláveis mulheres com quem convivi; aprendi que sim existem soluções inovadoras e acessíveis, que estão sendo propostas pelo conjunto de organizações da sociedade civil que lutam por uma nova sociedade, para assegurar os meios de vida dessa região.

Celebrar as relações de amizade, de parceria, de aliança, de cumplicidade que se forjaram nesse tempo. Encontros, viagens, compartilhamento de saberes, de emoções.

Celebrar o sucesso do programa e de nossas iniciativas conjuntas: algumas foram além de nossos sonhos; outras esperam talvez o momento certo para frutificarem.

Celebrar as mudanças-oportunidades, essenciais para nos depararmos com novos desafios e despertarmos nossa criatividade. Essa dádiva que nos proporciona a vida, com sua roda contínua de transformações, com seu jogo nesse “tabuleiro de brancos dias e negras noites” (Borges).

Como despedida, a saudação que aprendi em Angola:

ESTAMOS JUNTOS!


Omar
Recife, junho de 2008



Omar.Rocha@gmail.com
tel. zap (11) 91586-4811
www.omar-sustentabilidade.blogspot.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Omar querido

Faça uma ótima viagem à Idonésia. Não deixe de participar daquelas maravilhosas celebrações que fazem.

Abraço fraterno

Eliel